Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Comando de Operações Especiais
  • Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 14h59
  • Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 15h00
  • Acessos: 412

Goiânia (GO) – No dia 25 de maio, os 219 novos soldados da Base Administrativa do Comando de Operações Especiais (B Adm COpEsp) participaram da solenidade de entrega da Boina Verde.

Tradicionalmente, a entrega da boina no Exército Brasileiro materializa a conclusão do Período Básico da formação do militar, quando ele está apto para compor frações de combate, após ter superado difíceis semanas de treinamento e o Exercício de Longa Duração.

Receber a boina é o reconhecimento à austeridade, à dedicação e à vibração dos recrutas, demonstradas ao superarem as dificuldades das instruções e provarem ter a força de vontade, a rusticidade e o preparo físico necessários para serem verdadeiros combatentes. Simbolicamente a boina representa o verdadeiro "batismo" de um militar, quando o civil de antes agora é reconhecido como combatente básico do Exército Brasileiro.

Em suas palavras, o Cel Júlio Cezar Medeiros dos Santos, Comandante da B Adm COpEsp, parabenizou os jovens, e destacou: “A boina é um dos maiores símbolos do Exército Brasileiro, ostentá-la significa representar uma das instituições de maior credibilidade do país, orgulhem-se, vocês fizeram por merecer!”.

Durante a solenidade, também foi comemorado o Dia da Infantaria, em homenagem ao aniversário de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da arma, e realizada a imposição de Medalhas e condecorações em militares da OM.

Por medida de segurança, em face do cenário epidemiológico ocasionado pela COVID-19, a solenidade foi restrita ao público interno e seguindo os protocolos previstos para prevenção e combate à doença.

Fim do conteúdo da página