Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 16h43 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 10h21 | Acessos: 1260

 

     COXIM e PEDRO GOMES-MS - No período de 24 de maio a 12 de junho de 2022, o Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp) participou da Operação Serra do Pantanal, exercício de adestramento do Comando de Operações Especiais (COpEsp), realizado nas localidades de Coxim e Pedro Gomes, no Estado do Mato Grosso do Sul, no contexto do Período de Adestramento Avançado (PAA), da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal (18ª Bda Inf Pan).

     Coube ao B Ap Op Esp constituir o Módulo Logístico da Força Tarefa CAVEIRA (FT CAVEIRA/COpEsp), que contou com militares do 1º BF Esp, 1º BAC, 1º B Op Psc e da Cia DQBRN. Foi determinado ao integrantes do Módulo Logístico as seguintes missões: Planejar e coordenar o apoio nas seguintes funções logísticas: transporte, saúde, suprimento, manutenção salvamento e recursos humanos. Mais especificamente:  controlar suprimentos Classe III (combustível) e V (munição), realizar o apoio de transporte e fornecer o apoio de saúde aos Elementos Operacionais (Elm Op) da FT, a montar a Base de Operações Especiais (BOE), com toda a sua infraestrutura de apoio, fornecer o apoio à infiltração aeroterrestre e estabelecer Comando e Controle entre a FT CAVEIRA e seus elementos de manobra e entre a FT e o Escalão Superior, no âmbito do Exercício.

     As atividades foram conduzidas em três semanas, sendo a primeira destinada ao planejamento, montagem e preparação das instruções que foram ministradas por Elm Op das Organizações Militares (OM) pertencentes ao COpEsp. A segunda semana foi destinada à execução das instruções às frações da FT Pantanal, voltadas para Operações Contra Forças Irregulares e a terceira foi destinada à execução da Operação em si, na cidade de Pedro Gomes/MS.

     No contexto do Exercício da 18ª Bda Inf Pan, as frações do B Ap Op Esp foram certificadas na Montagem da BOE e no Apoio de Comando e Controle ao COpEsp, atendendo aos requisitos do Comando de Operações Terrestre (COTER) para a certificação da Forças de Prontidão (FORPRON), no âmbito dos módulos especializados.

    Os esforços dos militares do B Ap Op Esp contribuíram, sobremaneira, para a excelente condução do Exercício, sobretudo no fornecimento do apoio logístico e ao combate necessários para o cumprimento da missão da FT CAVEIRA.

     O Comando do Batalhão parabeniza a todos os integrantes do Batalhão de Apoio que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso dessa Operação, destacando a nossa missão maior: APOIAR da melhor maneira possível ao Comando do COpEsp!

APOIAR É O NOSSO COMBATE!

APOIO! FORÇA! BRASIL!

 

Fim do conteúdo da página