Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 14h55 | Última atualização em Sexta, 09 de Julho de 2021, 14h55 | Acessos: 878

 

     Goiânia-GO - No período de 21 a 25 junho de 2021, ocorreu no Batalhão de Apoio às Operações (B Ap Op Esp), o Estágio de Mestre de Oxigênio (MOx), com o objetivo de habilitar os integrantes da Companhia de Suprimento (Cia Sup), do B Ap Op Esp, a operar equipamentos e acessórios no salto de grande altitude, tais como, console de oxigênio, ampola de oxigênio, máscara de fluxo contínuo.

     O Salto à grande altitude é uma técnica de infiltração aeroterrestre, realizada pelos Destacamentos Operacionais (Dst Op), do Comando de Operações Especiais (COpEsp), na qual os saltadores deixam a aeronave militar em voo, a uma altitude entre 18.000 e 21.000 pés, o que equivale em metros a 5,4 a 6,4 km. Nessas altitudes, o ar se torna rarefeito, havendo necessidade de utilização de oxigênio e tripulação e equipe habilitada para o apoio aos saltadores.

     O Estágio ocorreu em um contexto de Pedido de Cooperação de Instrução (PCI), solicitado pelo B Ap Op Esp ao Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), da Marinha do Brasil. As Instruções teóricas e práticas ministradas pelos militares da Marinha do Brasil, ocorreram nas instalações da Companhia de Suprimento do B Ap Op Esp e no Falso Avião do COpEsp.

     Ao final da atividade, os estagiários participantes, entre eles mestres de salto livre e os responsáveis pela Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) do B Ap Op Esp, foram habilitados a exercerem as funções de Mestre de Oxigênio, em apoio às atividades de saltos à grande altitude. 

APOIAR É O NOSSO COMBATE!

APOIO! FORÇA! BRASIL!

Fim do conteúdo da página