Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Comando de Operações Especiais
  • Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h58
  • Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 17h15

Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca foi entronizada Patrono da Família Militar em Portaria de 10 de junho de 2016. Rosa da Fonseca casou-se com um militar em 1824 e uniu definitivamente sua vida à do Exército Brasileiro. Dos dez filhos que teve, oito seguiram carreira militar. Para os outros dois, Emília e Amélia, na época, não havia possibilidade de ingresso.

Os valores e ensinamentos da Matriarca dos Fonseca conduziram os filhos a ocuparem posições de destaque na Carreira Militar, na política e na administração pública brasileira. Marechal Deodoro da Fonseca foi o Proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil; o General Médico João Severiano da Fonseca, foi o primeiro médico a ser General e tornou-se o Patrono do Quadro de Saúde do Exército; e seu neto, Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi o 8º Presidente do Brasil.

D. Rosa da Fonseca perdeu três filhos na Guerra da Tríplice Aliança e não se abateu. Disse, por ocasião do fim da Batalha de Itororó, "sei o que houve. Talvez até Deodoro esteja morto, mas hoje é dia de gala pela vitória; amanhã, chorarei a morte deles". Sua força fez sua família acreditar que o espírito de sacrifício, de luta e de perseverança conduz ao sucesso e ao júbilo do dever cumprido. Como a matriarca dos Fonseca, o Comando de Operações Especias (COpEsp) também acredita no trabalho árduo para chegar a vitória e na força que a formação familiar tem para realizar transformações positivas na sociedade brasileira. O COpEsp parabeniza a todos os membros, da Família Militar, por esta data comemorativa.

 

Fim do conteúdo da página