Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Comando de Operações Especiais
  • Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 15h14
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2020, 15h14

           Diante da necessidade de manutenção dos estoques de sangue da Rede de Saúde do Estado de Goiás, os militares do Comando de Operações Especiais (COpEsp), em parceria com o Hemocentro de Goiás, realizaram, entre os dias 29 de abril e 05 de maio, doações voluntárias de sangue, no interior de seu Aquartelamento, no Setor Jardim Guanabara. A iniciativa faz parte de uma série de Ações de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, desencadeadas no contexto da Operação COVID-19, coordenada pelo Governo Federal e com uma ampla participação do Ministério da Defesa, por intermédio de suas Forças Armadas.

         Neste período de Pandemia, o Hemocentro de Goiás tem sofrido uma significativa redução no número de doações e, consequentemente, em seus estoques de alguns Tipos Sanguíneos, chegando a níveis preocupantes. Neste sentido, as doações voluntárias de integrantes do Exército Brasileiro têm contribuído decisivamente para o abastecimento de sangue e hemoderivados em cerca de 110 Instituições do Estado de Goiás. Em Goiânia, foram cadastrados 314 potenciais doadores e tivemos 260 doações de sangue no período de coleta no interior do quartel.

         Além das doações de sangue no contexto da Operação COVID-19, militares especializados em Defesa e Proteção Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Comando de Operações Especiais já realizaram a desinfecção de diversas instalações e estruturas públicas, federais e estaduais no âmbito regional, como a Estação Central do Metrô, a Rodoviária e o Aeroporto de Brasília, o Aeroporto de Goiânia e Aquartelamentos da PMGO. Atualmente, esses Especialistas têm sido empregados na capacitação, nos Protocolos de Desinfecção, de agentes de vários Órgãos Públicos e Agências Privadas do Distrito Federal e de Goiás.

         Os militares de DQBRN do Exército foram recentemente empregados na Operação REGRESSO, para a descontaminação e quarentena dos Brasileiros repatriados da região de WUHAN, na China, logo após o agravamento da situação do contágio naquele país.

 

Fim do conteúdo da página