Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 15 de Março de 2016, 18h34 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 19h23 | Acessos: 7982

No dia 14 de Março de 2016, iniciou o XI Curso Básico de Operações de Apoio à Informação para Oficiais e Sargentos. O curso está sendo ministrado para 22 militares, sendo 11 oficiais e 11 praças. Na ocasião, foi realizado a Aula Inaugural proferida pelo Comandante do 1º Batalhão de Operações de Apoio à Informação – 1º BOAI –, Tenente-Coronel George Hobert Oliveira Lisboa.



CURSO DE OPERAÇÕES DE APOIO À INFORMAÇÃO

 

O Curso de Operações de Apoio à Informação – COAI – está na sua 11ª edição e foi acontece desde 2005. Na ocasião, foi ministrado dentro das instalações do então Destacamento de Operações Psicológicas. Posteriormente, foi realizado co Centro de Instrução de Operações Especiais quando era sediado no Rio de Janeiro. Somente a partir de 2012, passou a funcionar nas atuais dependências do Batalhão de Operções de Apoio à Informação.

O COAI tem duração de 12 semanas de duração e mescla disciplinas de Ciências Humanas, Técnicas Operacionais de Operações à Informação com o de outras relacionadas a Capacidades Operacionais de outras especialidades como Guerra Cibernética, Inteligência, Comunicação Social entre outras.

O Curso tem uma dinâmica própria que combina técnicas especiais com operações de natureza convencional, com grande foco nas dimensões informacionais e humanas. Há também instruções que propiciam a integração com outras capacidades relacionadas das Operações de Informação – Op Info –, atualmente conduzida pela 4ª Schefia do Comando de Operações Terrestres.

Ao término do Curso, o militar especialista em Operações de Apoio à Informação está habilitado a integrar a Companhia e a Seção de Planejamento de Operações de Apoio à Informação no 1º BOAI, bem como compor seções ou células de OAI em Comandos Militares de Área e/ou células de Op Info de Estado Maior Conjunto ou em Operações Interagências como ocorre todos os anos.

 

Fotos: 1º Sgt Almeida

 

Fim do conteúdo da página