Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 18h34 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 12h28 | Acessos: 15451

HISTÓRICO:

           O início dos Cursos de Operações Psicológicas do Exército Brasileiro remonta ao ano de 1966, quando o Centro de Estudos de Pessoal (CEP/RJ) conduziu o primeiro curso da Força. Aquele Centro conduziu, ainda, o curso nos dois anos seguintes (1967 e 1968), ocorrendo, a partir de então, um prolongado período sem o funcionamento do curso na Força.

           No ano de 2004 foram criados os Cursos Básicos de Operações Psicológicas para Oficiais e Subtenentes e Sargentos (Port 110-EME e 112-EME, de 28 OUT 04) e Avançado de Operações Psicológicas para Oficiais (Port 017-EME e 018-EME, de 1º MAR 04). Estes cursos tiveram o início de seu funcionamento no ano de 2005. Para o Curso Avançado ficou estabelecido como local de funcionamento o Centro de Estudos de Pessoal (CEP - RJ) e para os Cursos Básicos a Brigada de Operações Especiais (Goiânia/GO).

           Em 2006 os Cursos Básicos passaram a funcionar no Centro e Instrução de Operações Especiais (CI Op Esp/RJ) e suas nomenclaturas foram alteradas para Curso de Operações Psicológicas para Oficiais e Subtenentes e Sargentos (Port 098-EME e 099-EME, de 25 JUL 05).

           A partir de 2012, os Cursos de Operações Psicológicas para Oficiais e Subtenentes e Sargentos passaram a ser conduzidos pelo 1º Batalhão de Operações Psicológicas (1º B Op Psc - GO), junto ao Comando de Operações Especiais (antiga Brigada de Operações Especiais), em Goiânia/GO (Port 072-EME, de 21 MAIO 12).

           Em consonância com a mudança da denominação da respectiva especialidade, no ano de 2014 os cursos tiveram sua denominação alterada para Curso de Operações de Apoio à Informação para Oficiais e Sargentos (Port 131-EME e 132-EME, de 16 JUN 14) e Curso Avançado de Operações de Apoio a Informação (Port 231-EME, de 25 SET 14), voltando a sua denominação original em 2017 (Cursos de Operações Psicológicas para Oficiais e Sargentos – Port 327-EME e 329-EME, de 28 AGO 17) e 2018 (Curso Avançado de Operações Psicológicas – Port 016-EME de 16 FEV 18).

 

CARACTERÍSTICAS:

          Os cursos têm uma dinâmica própria com grande foco nas dimensões informacional e humana. Há, também, instruções que propiciam a integração com outras Capacidades Relacionadas à Informação (Guerra Cibernética, Comunicação Social, Inteligência e Guerra Eletrônica), no contexto das Operações de Informação (Op Info) – atualmente conduzidas pela Chefia de Emprego do Comando de Operações Terrestres (COTEr - DF).

          As disciplinas dos cursos constituem-se de assuntos relacionados à doutrina básica de Op Psc, fundamentos de ciências aplicadas (sociologia, antropologia, psicologia, comunicação e estatística), técnicas, táticas e procedimentos operacionais (TTP), organização e emprego de turmas táticas e destacamentos de Op Psc, estudo e análise de Op Psc, assessoramento de Estado-Maior e, especificamente para o curso de sargentos, aplicativos de edição (gráfica, áudio, vídeo) e mídias sociais da internet.

          Ao término do curso o especialista em Op Psc estará habilitado a desempenhar as funções específicas relacionadas às Op Psc nas Organizações Militares do Exército Brasileiro, as quais se enquadram na estrutura do Sistema de Operações Psicológicas do Exército.

          A duração dos cursos, atualmente, é de 17 semanas, além da seleção complementar. O seu período de funcionamento é definido, anualmente, pelo DECEx (veja o período de funcionamento na legislação de referência abaixo).

          Os cursos são destinados aos seguintes universos:

- Curso destinado a Oficiais: capitães e tenentes de carreira das Armas e do Quadro de Material Bélico, com prioridade para os tenentes e, em caráter excepcional, os oficiais superiores que servem no 1º B Op Psc; e

- Curso destinado a Sargentos: segundos-sargentos e terceiros-sargentos de carreira, sem o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), das Qualificações Militares de Subtenentes e Sargentos (QMS) Combatentes e de Material Bélico, com prioridade para os terceiros-sargentos.

 


 INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA:

          Os militares que desejam realizar os cursos devem requerer sua inscrição através do Sistema Único de Controle de Efetivos e Movimentações (SUCEM) do site da DCEM, observando o calendário e os requisitos para inscrição. Os militares que podem se inscrever são os descritos nos universos supracitados, os quais constam nas respectivas portarias de funcionamento - nº 328-EME e 330-EME, todas de 28 AGO 17 (veja as portarias de funcionamento na legislação de referência abaixo).

          O DGP, através da DCEM, realiza a seleção preliminar dentre os inscritos e publica o nome e a autorização para deslocamento dos designados para a realização de seleção complementar e matrícula nos cursos.

          A Seleção Complementar (SC) está regulada na Diretriz Reguladora para a Inscrição, Seleção, Matrícula e Execução do Curso de Operações Psicológicas do 1º B Op Psc - DRISME (Port 116-EME, de 17 JUN 13) e é aplicada nesta OM. São matriculados nos cursos os militares considerados aptos nos testes da SC (veja a DRISME na legislação de referência abaixo).

          A data de apresentação para SC e o período de funcionamento dos cursos constam no Calendário Geral de Cursos e Estágios Gerais no Exército Brasileiro, publicado, anualmente, em Boletim do Exército, através de portaria do DECEx (veja a portaria do calendário anual dos cursos na legislação de referência abaixo).

 

 

LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA:

 Criação dos cursos:

PORTARIA Nº 327-EME, DE 28 DE AGOSTO DE 2017. Cria o Curso de Operações Psicológicas para Oficiais.

PORTARIA Nº 329-EME, DE 28 DE AGOSTO DE 2017. Cria o Curso de Operações Psicológicas para Sargentos.

 

Funcionamento dos cursos:

 PORTARIA Nº 328-EME, DE 28 DE AGOSTO DE 2017.  Estabelece as condições de funcionamento do Curso de Operações Psicológicas para Oficiais.

 PORTARIA Nº 330-EME, DE 28 DE AGOSTO DE 2017. Estabelece as condições de funcionamento do Curso de Operações Psicológicas para Sargentos.

 

Regulação dos cursos

PORTARIA Nº 116-EME DE 17 DE JUNHO DE 2013. Aprova a Diretriz Reguladora para a Inscrição, Seleção, Matrícula e Execução do Curso de Operações Psicológicas do 1º Batalhão de Operações Psicológicas (DRISME - 1 º B Op Psc) e dá outras providências. (Atenção: os universos de militares que podem se inscrever nos cursos são os constantes nas portarias de funcionamento - nº 328-EME e 330-EME, de 28 AGO 17.)

 

Período de funcionamento:

2019:

PORTARIA Nº 200-DECEx, DE 22 DE AGOSTO DE 2018. Aprova o Calendário Geral de Cursos e Estágios Gerais no Exército Brasileiro para o ano de 2019.

 

CONTATOS:

Endereço: Avenida Salvador, s/nº, Jardim Guanabara, Goiânia-GO, CEP 74675-710

Telefone: (62) 3239 4588

RITEX: (858) 4588

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página